Want your
own Fotopage?








 
CURSO DE REDAÇÃO PROF@ MAGALI MOURA

By: PROFESSORA Magali Moura

[Recommend this Fotopage] | [Share this Fotopage]
View complete fotopage

Tuesday, 5-Jul-2005 00:00 Email | Share | Bookmark
PROPOSTAS DE REDAÇÃO PRA VC EXERCITAR !!!!



Code:
Pensando em vocês , pois eu só penso em vocês... kkkk, elaborei essas propostas sobre os principais temas da atualidade. È hora de exercitar, rascunhar, errar e decidir escrever sobre uma das propostas.
Não esqueça: “Quem decide pode errar, quem não decidi já errou.” Autor desconhecido

Você não pode deixar de ler, ler, ler e principalmente ler bem a proposta, para captar as idéias principais e
com elas escrever seu texto.. Leia revistas, jornais, horóscopo e até bula de remédio, mas leia, leia tudo o que aparecer e compreenda o que leu. Também pesquise na Internet sobre os referidos temas. A hora é agora!

Então...

Vamos lá... rumo ao seu SUCESSO !!!

Não esqueça que FAÇO parte da sua torcida,
Magali Moura
·




PROPOSTA 1

TEXTO 01

O QUE É BIOSSEGURANÇA?

Ciência surgida no século XX, visa o controle e a minimização de riscos vindos da prática de diferentes tecnologias, seja em laboratório ou quando aplicadas ao meio ambiente.
No Brasil, a legislação de biossegurança engloba apenas a tecnologia do DNA ou RNA recombinante estabelecendo os requisitos para o manejo de Organismos Geneticamente Modificados ( OGMs ).
A biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, minimização ou eliminação dos riscos inerentes as atividades de pesquisa, produção, ensino, desenvolvimento tecnológico e prestação de serviços, riscos que podem comprometer a saúde do Homem, dos animais, das plantas e do meio ambiente.

TEXTO 02

ENTENDA O QUE É A LEI DE BIOSSEGURANÇA

A Lei de Biossegurança tenta regulamentar duas polêmicas de uma só vez --a produção e comercialização de organismos geneticamente modificados e a pesquisa com células-tronco.
Os transgênicos são aqueles produtos acrescidos de um novo gene ou fragmento de DNA para que desenvolva uma característica em particular, como mudanças do valor nutricional ou resistência a pragas.
A polêmica em torno do plantio e da comercialização dos transgênicos passa pelos campos econômico, social e ambiental. Os defensores dos OGM argumentam que a biotecnologia aumentaria a produção de alimentos, o que, por sua vez, reduziria a quantidade de brasileiros vítimas da fome.
No outro lado, estão os críticos dos transgênicos. Ambientalistas e algumas organizações de cientistas argumentam que seus efeitos na saúde humana e no meio ambiente ainda são desconhecidos.
O texto da lei define que a CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança) deve analisar tecnicamente o pedido para o plantio dos transgênicos. E um conselho de 11 ministros, por fim, vai analisar se permite ou não a comercialização desses produtos.

TEXTO 03
CÉLULAS-TRONCO

A outra polêmica refere-se às pesquisas científicas com células-tronco. Essas células são como curingas, ou seja, células neutras que ainda não possuem características que as diferenciem como uma célula da pele ou do músculo, por exemplo, e que podem ser usadas para gerar um outro órgão.
Hoje, as pesquisas no país se restringem às células da medula óssea e do cordão umbilical. Mas essas células originam apenas alguns tecidos do corpo.
A lei, aprovada pelo Senado, permite a pesquisa em células-tronco de embriões obtidos por fertilização in vitro e congelados há mais de três anos. Mas, para que o estudo seja feito, os pais devem autorizar a pesquisa expressamente.
Atualmente, esses embriões, ao completarem quatro anos de congelamento, são descartados. Essas células, ao contrário das provenientes da medula e do cordão umbilical, se mostram mais eficazes para formar qualquer tecido do corpo.

EM PROSA, ESCREVA UM TEXTO ARGUMENTATIVO, POSICIONANDO-SE
ACERCA DESSA POLÊMICA. COM BASE NOS TEXTOS ACIMA FUNDAMENTE SUAS IDÉIAS.... LEMBRE-SE QUE ESSE TEXTO SERÁ ELABORADO PARA JOVENS ESTUDANTES
DO ENSINO MÉDIO , ENCONTRO DE CIÊNCIAS PROMOVIDO PELA UFC.



· PROPOSTA 2

TEXTO 01
Escolas islâmicas do Paquistão "criam" jovens extremistas
da Reuters, em Quetta (Paquistão)


Hamid Ullah tem 13 anos e nunca ouviu falar de Osama bin Laden. Não sabe que os Estados Unidos odeiam o vizinho Afeganistão, mas sabe que é um muçulmano. Hamid passou quase toda sua vida em uma escola islâmica do Paquistão, no mesmo tipo de escola, chamada madrassa, onde a milícia Taleban (grupo islâmico que controla 90% do território do Afeganistão desde 1998 e impôs um regime marcado pelo extremismo e pelo conservadorismo) surgiu há menos de dez anos para se tornar protagonista da política internacional em 2001.

Há milhares de alunos nas madrassas paquistanesas. Os mais velhos já sabem que os Estados Unidos podem atacar o Afeganistão para caçar o militante de origem saudita Osama bin Laden, acusado de comandar os atentados de 11 de setembro contra Nova York e Washington.
Eles estão dispostos a pegar em armas para defender Bin Laden e o Taleban, o grupo que governa o Afeganistão segundo uma rígida interpretação do Alcorão.
"Bin Laden é um herói do Islã", disse Abdul Mannan, 22. "Vou lutar ombro a ombro com o Taliban se os soldados norte-americanos ousarem colocar os pés no Paquistão ou no Afeganistão."
Guerrilheiros de um grupo paquistanês pró-Taleban já começaram a se posicionar junto à fronteira para defendê-la de uma eventual invasão, segundo anunciou ontem em Quetta um líder do partido islâmico Jamiat Ulema-i-Islam.
Esse grupo radical sunita, que faz parte do Conselho de Defesa Afegão-Paquistanês, disse também que seus mujahideen (guerreiros santos) vão cercar as bases áreas do país para evitar seu uso por aviões dos EUA. A maioria desses mujahideen foi treinada no Afeganistão.

TEXTO 02

Decorar o Alcorão

Em Quetta, capital da distante província do Baluchistão, os alunos levantam ao alvorecer para rezar e passam o resto do dia recitando o Alcorão. A rotina é a mesma das outras 22 mil escolas religiosas do país. Os meninos mais novos não têm a menor idéia do que acontece do lado de fora e por isso são um campo fértil para a doutrinação.
Quase todas as escolas islâmicas, inclusive a de Baqi, estão em um ambiente de pobreza extrema, onde a vida subsidiada nas madrassas é uma ótima alternativa para os filhos de famílias numerosas.


NARRE A EXPERIÊNCIA DE UMA CRIANÇA BRASILEIRA AO DEPARAR-SE COM O MODELO DE EDUCAÇÃO NO AFEGANISTÃO.


· PROPOSTA 3

TEXTO 01
Blitz da Imigração prende 57 brasileiros

Dono de empresa de limpeza em que os imigrantes trabalham era investigado por subornar oficial de imigração
por Raimundo SantanaEditor

O Departamento de Imigração de Boston, capital de Massachusetts, está analisando a situação de cada um dos 57 brasileiros que foram presos na madrugada da última terça-feira, dia 15, quando faziam a limpeza de 28 lojas da rede de supermercados Stop Shop, em várias cidades deste estado e do vizinho estado de Connecticut.
O objetivo é definir o procedimento de deportação daqueles que estiverem ilegalmente no país. Para segunda-feira, dia 21, está marcada a primeira audiência do proprietário da empresa para a qual todos os imigrantes presos trabalhavam. José Neto, 38 anos, que morava em Allston, Massachusetts, terá audiência com o juiz Robert B. Collings, quando tomará conhecimento das acusações que existem contra ele.
No comunicado oficial emitido ontem pelo Departamento de Justiça de Boston consta que José Neto estava sendo investigado desde outubro do ano passado por subornar um oficial da imigração, ao qual pagou US$ 20 mil para a obtenção do green card dele e da mulher, e por outras infrações às leis de imigração dos EUA.



TEXTO 02
Em busca de uma vida melhor

Milhões de pessoas saem dos países pobres em direção ao mundo desenvolvido

Os movimentos migratórios não são novidades na história da humanidade. Nem os motivos pelos quais as pessoas deixa seu território. Conflito, fome, desemprego e falta de acesso a condição básicas para a sobrevivência expulsam populações internas do país de origem.
Muitas vezes sem estruturas e de maneiras desesperada, essas pessoas são arrastadas de um lugar a outro em, busca de uma vida melhor. Colocam-se em situações de risco. Que, eventualmente, acabam em frustração ou mesmo em morte.
Atualmente existem 175 milhões imigrantes espalhados pelo globo, 3% da população mundial, segundo organização das nações unidas(ONU).O movimento foi acentuado nos últimos 15 anos.
O desenvolvimento desigual entre nação atrai cada vez mais gente em direção ao mundo desenvolvido. O Estados Unidos recebem a maior parte ou35 milhões de estrangeiros. Em relação aos continentes, a imigração, cerca de 60 milhões de pessoas

ESCREVA UM ARTIGO DE OPINIÃO PARA SER PUBLICADO EM UM JORNAL BRASILEIRO SOBRE O TRATAMENTO RECEBIDO PELOS IMIGRANTES BRASILEIROS NOS EUA.



PROPOSTA 4

PESQUISA GLOBAL SOBRE DROGAS SINTÉTICAS REVELA
SIGNIFICATIVO USO E TRÁFICO DESSAS SUBSTÂNCIAS

Brasília, 09 de outubro de 2003 – A primeira pesquisa global sobre ecstasy e anfetaminas, realizada pelo Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), revela que a produção, o tráfico e uso dessas substâncias estão crescendo em todo mundo. Na última década, as apreensões dessas drogas aumentaram dez vezes, subindo de 04 toneladas no período 1990/1991 para 40 toneladas no período 2000/2001. A produção de ecstasy e anfetaminas é estimada em mais de 500 toneladas por ano, sendo que cerca de 40 milhões de pessoas usaram essas drogas nos últimos 12 meses. Isso representa cerca de 1% da população mundial acima de 15 anos de idade (clique aqui para ler a íntegra do relatório, em inglês).
“As drogas sintéticas estão se transformando no inimigo público número um entre as substâncias ilícitas. Vistas como uma característica aceitável da cultura dancing de clubes e casas noturnas, elas estão sendo banalizadas e usadas por pessoas muito jovens”, disse o diretor-executivo do UNODC, Antonio Maria Costa, durante o lançamento do relatório “Ecstasy e Anfetaminas – Pesquisa Global 2003”, em Roma (Itália). Para ele, os problemas de saúde causados por essas substâncias são “grandes e acumulativos”. O relatório ressalta que as anfetaminas podem causar dependência e diferentes tipos de psicose, e que o ecstasy acelera o processo de envelhecimento, levando a sintomas semelhantes ao Mal de Alzheimer.
O relatório revela um crescimento alarmante no número e tamanho de laboratórios produtores dessas substâncias, em diversos países do mundo. Ao contrário das instalações de pequeno porte desmanteladas nos últimos anos, as autoridades policiais estão encontrando laboratórios sofisticados que conseguem produzir até 1 milhão de pílulas de ecstasy por semana. Em 2001, cerca de 8.000 laboratórios clandestinos envolvidos com a fabricação de anfetaminas foram fechados, principalmente nos Estados Unidos. Entre 1991 e 2001, o número de laboratórios clandestinos envolvidos com a produção de ecstasy e fechados pela polícia subiu seis vezes.
O uso abusivo de anfetaminas e ecstasy está crescendo em termos geográficos, etários e de renda. Nos últimos 12 meses, estima-se que 34 milhões de pessoas tenham consumido anfetaminas e metanfetaminas, enquanto que 8 milhões de pessoas consumiram ecstasy _sempre na faixa etária acima de 15 anos de idade. Isso representa um número maior que o consumo combinado de cocaína e heroína, segundo o relatório do UNODC (veja o gráfico abaixo sobre a prevalência anual de drogas sintéticas, em uma seleção de países).

Trecho

ESCREVA UM TEXTO EM PROSA DO TIPO ARGUMENTATIVO COM O TEMA “O USO DAS DROGAS SINTÉTICAS ENTRE OS JOVENS” PARA SER LIDO EM UM CONGRESSO DE JOVENS PROMOVIDO PELA PREFEITURA DA SUA CIDADE.



· PROPOSTA 5

Protocolo de Kyoto
TEXTO 01

Foi realizado em dezembro de 1997, em Kyoto, no Japão, a terceira conferência das Nações Unidas sobre mudança do clima, com a presença de representantes de mais de 160 países. Teve os seguintes objetivos: a) fixar compromissos de redução e limitação da emissão de dióxido de carbono e outros gases responsáveis pelo efeito estufa, para os países desenvolvidos; b) trazer a possibilidade de utilização de mecanismos de flexibilidade para que os países em desenvolvimento possam atingir os objetivos de redução de gases do efeito estufa.
O mercado de CERs - Certificados de Emissões Reduzidas anda em franca expansão no Brasil. Espera-se que os países da UE estabeleçam um acordo paralelo ao protocolo global, assinado em 1997, no Japão. Com isso, o comércio dos CERs junto as nações em desenvolvimento e os critérios acumulados até então estarão assegurados.
O mundo começará a sofrer os efeitos do aquecimento do clima, e tanto consumidores quanto o mercado, darão preferências para empresas que se preocuparem com as questões ambientais

TEXTO 02

O protocolo de Kyoto entro em vigor em 16 de dezembro de 2005. Trata-se do mais específico e um dos mais importantes acordos internacionais já criados para combater uma ameaça ambiental: o amumento dos gases do efeito estufa e seus impactos no clima global.

TEXTO 03
O que é Efeito Estufa?

É um fenômeno ocasionado pela concentração de gases (como dióxido de carbono, óxido nitroso, metano e os clorofluorcarbonos - estes últimos resíduos de produtos industrializados) na atmosfera, formando uma camada que permite a passagem dos raios solares e que absorve grande parte do calor emitido pela superfície da Terra.
Os clorofluorcarbonos (CFCs) produzidos pela indústria química, são poderosos gases com efeito estufa. Eles também reagem com o ozônio troposférico, destruindo, dessa forma, a camada de ozônio.
Alguns gases da atmosfera, principalmente o dióxido de carbono (CO2), funcionam como uma capa protetora que impede que o calor absorvido da irradiação solar escape para o espaço exterior, mantendo uma situação de equilíbrio térmico sobre o planeta, tanto durante o dia como noite. Sem o carbono na atmosfera, a superfície da Terra seria coberta de gelo.
O efeito estufa na Terra é garantido pela presença do dióxido de carbono, vapor de água e outros gases raros. Esses gases são chamados raros porque constituem uma parcela muito pequena na composição atmosférica, formada em sua maior parte por nitrogênio (75%) e oxigênio (23%).

FAÇA UMA DESCRIÇÃO EVIDENCIANDO OS PROBLEMAS QUE O EFEITO PROVOCA NAS CIDADES (ZONAS URBANAS).


PROPOSTA 6

A QUEM INTERESSA A TRANSPOSIÇÃO DO VELHO CHICO??
Por Marcus Mota, pré-coletivo CMI Aracaju 15/05/2005 às 21:52


Uma avalanche de informações ameeaça nos sufocar a todo instante. Digo isso por que moro aqui em Sergipe, um dos estados "doadores" da bendita água que possívelmente irá salvar a pele de muitos nordestinos que sofrem durante séculos nas mãos de fazendeiros, usineiros, latifundiários, governadores, prefeitos e toda essa corja...


RECENTEMENTE HOUVE UMA AUDIÊNCIA PÚBLICA onde estavam presentes o Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes e o Governador do estado, João Alves. A mídia sergipana enalteceu de forma brilhante a altivez e destreza do governador em relação à transposição do Velho Chico. Se alguém já percebeu, tem até uns “outdoors” pela cidade com os dizeres em letras garrafais: “João é quem defende sergipe!”. A transposição de águas do Rio São Francisco é um projeto que gera muita polêmica. Constitui, basicamente, na utilização das águas do rio para a perenização de rios e açudes da Região Nordeste durante os períodos de estiagens. Os Estados beneficiados seriam: Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e por isso a idéia é defendida pelos políticos destes Estados, já os políticos de Minas Gerais, Bahia, Alagoas e Sergipe não a aceitam bem, preocupados com os efeitos em seus Estados. Mas é claro que o nosso governador não é a melhor pessoa pra falar em água. Basta dar uma olhada nos seus “projetos de irrigação” como o CALIFÓRNIA que favorece apenas a latifundiários e sua estapafúrdia estratégia de campanha de seu último mandato quando disse que Aracaju não sofreria com falta d'água por pelo menos vinte anos. As provas técnicas e os argumentos contra o projeto, feitas principalmente por estudiosos, apontam para o eminente fracasso do Governo Federal. Mas, quando figuras como João Alves e Antonio Carlos Magalhães se põem “ao lado do povo” sem estarmos em plena campanha eleitoral há que se duvidar. É claro que eles e toda a direita brasileira estão adorando essa oportunidade de ouro para “descer o cacete” no Governo Lula. A pergunta que fica no ar é: O problema todo é o projeto mesmo, ou quem está à frente dele dessa vez? Ou seja, a transposição é ruim por si só ou por que representaria um trunfo fantástico na manga do presidente Lula para a sucessão presidencial de 2006? Então é bom catar tudo o que dizem a respeito, analisar, pesar os prós e contras e não sair assinando abaixo-assinado contra a transposição sabendo só o que passou na TV.


ESCREVA UMA CARTA RELATANDO A SUA OPINIÃO ACERCA DESTA POLÊMICA, LEMBRE-SE QUE VOCÊ É MORADOR DO ESTADO DO CEARÁ E SUA CARTA SERÁ ENTREGUE AO PRESIDENTE DA REPÚBLICA.



PROPOSTA 7

O que é o FSM? / O que é o Fórum Social Mundial?

O FSM é um espaço de debate democrático de idéias, aprofundamento da reflexão, formulação de propostas, troca de experiências e articulação de movimentos sociais, redes, ongs e outras organizações da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo.
Após o primeiro encontro mundial, realizado em 2001, se configurou como um processo mundial permanente de busca e construção de alternativas às políticas neoliberais.
Esta definição está na Carta de Princípios, principal documento do FSM.
O Fórum Social Mundial se caracteriza também pela pluralidade e pela diversidade, tendo um caráter não confessional, não governamental e não partidário. Ele se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos engajados em ações concretas, do nível local ao internacional, pela construção de um outro mundo, mas não pretende ser uma instância representativa da sociedade civil mundial. O Fórum Social Mundial não é uma entidade nem uma organização.

· Enfim, com um mundo mais solidário, outro mundo é possível, sem o poder sanguinário do presidente Bush e a ganância dos grandes detentores do capital estrangeiro, que em suas investidas matam vidas. Raimundo Dumas Filho Assistente administrativo

· Mas o espaço democrático do Fórum Social está além disso. Aqui há espaço para todos/as. Não importa a “tribo” ou crença. Estar no Fórum Social é estar num ambiente sem fronteiras, pela mistura de idiomas, sotaques e causas sociais tão distintas. O calor humano que envolve pessoas de lugares longínquos faz com que toda a gente se entenda, mesmo não compartilhando a mesma língua, pois embora diferente, luta pelo mesmo ideal: uma sociedade mais justa, mais fraterna, mais humana, mais sustentável. Maria Eugênia Brasil, de Porto Alegre.


PARA VOCÊ, O QUE SIGNIFICA O FÓRUM SOCIAL MUNDIAL?

REDIJA UM TEXTO DISSERTATIVO-EXPOSITIVO COM SUA OPINIÃO COMO RESPOSTA À PERGUNTA ACIMA.



PROPOSTA 08

O Tsunami
Em 26 de dezembro de 2004, um terremoto de 9 graus na escala Richter foi registado nas profundidades do oceano Índico, ao lado da ilha Sumatra. O tremor, que deslocou o fundo do mar, provocou o aparecimento de uma onda gigante que varreu parte do litoral da Indonésia, Sri Lanka, Índia, Tailândia, Malásia e ilhas maldivas. A onda chego ate a costa leste africana, gerando destruição nas ilhas Seychelles, nas Somália, no Quênia e na Tailândia.

Mortos e desabrigados
Estima-se em cerca de 295 mil o número de mortos, mas pode ser mais. Milhares de corpos foram levadas pela águas ou enterrados sem identificação. Três meses depois da tragédia, ainda havia mais de 600 mil desabrigados.

Conseqüências
Após as tragédia, o pagamento da divida externa dos países atingidos foi suspenso por um ano. A Alemanha prometeu construir um sistema de alerta no oceano Índico, a exemplo do que já no pacífico, para avisar as populações da iminência de tsunamis. Na Indonésia e no Sri Lanka, rebeldes separatista juntaram –se aos governo e ás organizações humanitárias para recuperar as zonas atingidas.

Causas
O tremor foi provocado pelo choque entre a placa Indo-Australiana e da Birmânia. A força liberada deslocou enorme volume de águas que formou a onda gigantesca que, ao atingir o litoral da Ásia e da África, chegava a 15 metros de altura.

Tsunami no passado
Foram encontrados vestígios de um tsunami ocorrido 65 milhões de anos atrás que afetou a casta brasileira. Supõe-se que tenha sido causado pelo impacto de um asteróide na península de Yucatan, no México.

O QUE VOCÊ ACHA QUE DEVERIA SER FEITO PARA AS CIDADES E PESSOAS
AFETADAS POR ESSA TRAGÉDIA ? REPONDA A ESTA PERGUNTA,
FUNDAMENTANDO ARGUMENTOS SÓLIDOS EM SEU TEXTO.


View complete fotopage


© Pidgin Technologies Ltd. 2008.

ns4007038.ip-198-27-81.net